Foto: Roger Bolzan da Silva (Divulgação)
A história ferroviária de Restinga Sêca está sendo resgatada com a revitalização da Estação Férrea pela prefeitura. As obras, em três fases, começaram com a reforma do telhado.
As próximas etapas serão a reforma do prédio e a melhoria do entorno, com calçamento de ruas e a construção de uma praça e de um café a ser explorado pela iniciativa privada. No local também funcionarão a Biblioteca Municipal, a Secretaria de Cultura e um miniauditório.
O projeto completo da revitalização, assinado pelo arquiteto Diego Both, servidor da prefeitura, será apresentado à população em uma audiência pública a ser realizada nos primeiros meses de 2019.
Parte da revitalização custará R$ 204,1 mil, valor já garantido pela prefeitura junto ao governo do Estado.
A maior parte da verba - R$ 177,4 mil - veio da Consulta Popular, conforme prioridade definida pela própria comunidade. O restante é a contrapartida da prefeitura.
Para restaurar o patrimônio ferroviário do município, a prefeitura estima que serão necessários mais R$ 300 mil, verba que deverá ser buscada no Ministério do Turismo. Segundo o prefeito de Restinga Sêca, Paulo Salerno (MDB), o processo está encaminhado.
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O Executivo destaca que a revitalização da área é um antigo sonho dos moradores e deverá se transformar em um espaço cultural e turístico.
- A importância dessa obra de revitalização da nossa estação é vital para o município, que nasceu da expansão ferroviária - diz o prefeito.
A origem da Estação Ferroviária de Restinga Sêca é do século 19. A primeira estação era sediada em um prédio de madeira, que teria sido inaugurada em 1898 ou 1899 (não há consenso sobre a data correta).
Antes, em 1895, foi construída uma caixa d'água nas proximidades do arroio que dá nome ao município, que servia para abastecer os trens a vapor. O prédio atual, de alvenaria, foi construído em 1926. A edificação tem 337 metros quadrados, fora o entorno.
A Estação de Restinga funcionou até 2 de fevereiro de 1996, quando o transporte ferroviário brasileiro foi privatizado. A partir dessa data, os trens de passageiros deixaram de passar na linha que liga o município a Porto Alegre e a Uruguaiana. Hoje, os trilhos são utilizados para o transporte de cargas.
NOS TRILHOS DA HISTÓRIA
- A Estação Ferroviária de Restinga Sêca foi inaugurada entre 1898 e 1899 (não há consenso sobre a data correta)
- Na época, a empresa responsável era a E.F. Porto Alegre-Uruguaiana, empresa federal aberta em 1883, na concessão da Cie Auxiliaire des Chemins de Fera au Brésil, empresa belga que construiu as ferrovias no Rio Grande do Sul
- Antes da construção do prédio da Estação, em 1895, foi construída uma caixa d'água nas proximidades do arroio da Restinga Sêca para abastecer os trens a vapor, originando o primitivo nome de Caixa d'Água
- A Estação de Restinga, que tem uma área construída de 337,60 m2, funcionou até 2 de fevereiro de 1996, quando o transporte ferroviário brasileiro foi privatizado
- A partir de 1996, os trens de passageiros deixaram de passar na linha que liga o município a Porto Alegre e a Uruguaiana, ficando restrita ao transporte de cargas
- A revitalização em andamento, em três etapas, começou com a reforma do telhado e a troca de telhas francesas e será concluída com reparos na cobertura de fibrocimento do setor de embarque e no setor posterior da estação, que possui cobertura de zinco
- A terceira etapa da revitalização prevê a construção de uma praça e melhorias das ruas e da infraestrutura urbana no entorno da estação
- A obra está orçada em R$ 204,1 mil, sendo que a maior parte, R$ 177,4 mil, são recursos da Consulta Popular do governo do Estado de 2017. O restante do valor é a contrapartida da prefeitura de Restinga Sêca
- A terceira etapa ainda depende de recursos que serão buscados no Ministério do Turismo. Ainda não há uma estimativa de quanto será necessário para concluir a revitalização